12 DE MAIO: DIA DA ENFERMAGEM, DIA DE LEMBRAR DA LINHA DE FRENTE!

Em Notas, Notícias by Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de PaulíniaComente esta matéria

Hoje é o Dia Internacional da Enfermagem. É um dia de homenagear e prestar solidariedade a estas e estes profissionais da saúde, que estão na linha de frente para salvar vidas nesta pandemia do coronavírus.

Já são mais de 11.500 mortes confirmadas por Covid-19 no Brasil, sendo 3.743 no estado de São Paulo, números que podem ser muito maiores se lembrarmos da subnotificação.

Os hospitais já estão saturados, com escassa oferta de leitos de UTI. E, infelizmente, ainda não passamos pelo pior, que será quando chegarmos ao pico da propagação do coronavírus. Tempos difíceis.

O anunciado colapso do sistema de saúde é cada dia mais visível. E o impacto é direto para os trabalhadores da linha de frente: já são cerca de 100 mortes de profissionais da enfermagem no Brasil.

Os sucessivos cortes de recursos para a área da Saúde, em especial desde 2016, com a PEC do congelamento dos gastos, mostram agora suas consequências. As unidades de saúde estão sucateadas e faltam profissionais para atender com qualidade a população.

Além disso, toda essa situação dramática se agrava por um governo irresponsável que incentiva o fim do isolamento social e a contaminação em massa da população. É um governo da morte.

Mas a responsabilidade não é somente a nível federal. Aqui em Paulínia, a prefeitura tem se mostrado omissa na garantia de condições de trabalho aos profissionais da saúde. Tanto é que a Procuradoria do Trabalho precisou intervir e autorizou o sindicato a inspecionar as unidades.

Além disso, a prefeitura deveria reconhecer a importância dos trabalhadores da saúde com um bônus salarial. Seria uma forma justa de retribuir a dedicação e ajudar os servidores a passarem por este momento com maior tranquilidade e segurança.

Profissionais da enfermagem, estamos juntos! Parabéns pelo seu dia!

STSPMP

Comente esta matéria